terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

DESABAFO




            Deixa eu me apresentar.
            Como o título do blog deixa bem claro eu sou Maranhense. Com muito orgulho, quero deixar bem claro. Não direi por enquanto nome e endereço simplesmente por prezar muito a minha privacidade.
            O que me trouxe aqui? Engraçado como as coisas acontecem, mas o que me trouxe aqui foi uma conversa hoje no ambiente de trabalho. Sou funcionário público e como é normal e recorrente dentro das repartições públicas, estamos sempre conversando sobre política e políticos. E hoje eu entabulei uma discussão acalorada com os colegas de trabalho ao escutar um comentário descabido que me fez refletir e me trouxe até aqui. Por volta da meia noite de ontem (07/02/2011) os presos da delegacia da cidade de Pinheiro começaram uma rebelião. Mais uma rebelião sem justificativa, com razões infundadas e sem pauta de reivindicações. Mas não quero entrar no mérito da questão da rebelião e vou retornar ao meu raciocínio visto que tenho tendência a divagar um pouco. O comentário que eu achei descabido foi que enquanto conversávamos sobre a situação de barbárie que ocorria lá alguém falou: “Isso tudo é culpa de Roseana”. Foram essas as palavras que me fizeram levantar e exclamar: “Porra, será que tudo que acontece de ruim no nosso estado alguém tem que falar que a culpa é de alguém da família Sarney?”.
             Por que essa mania de perseguição? Como se alguém fosse onipresentemente culpado dos comportamentos mais espúrios que advém unicamente dos caracteres mal formados e deturpados dos outros. Mas a culpa é sempre do outro, né? Assim fica mais fácil lidarmos com nossos limites, nossos fracassos, nossas acomodações...quase fui linchado por “defender” a governadora. A governadora não precisa de defensores. Os atos dela falam por si só. Não entendo porque as pessoas querem que eu as respeite por fazerem parte da turba que grita “Fora Sarney” simplesmente como modismo. É chique fazer parte desse grupo que se acha intelectual. E não respeitam minha opinião por não concordar com eles. Por que eu deveria sempre que algo dá errado dizer que a culpa é da governadora? As pessoas não deveriam responder por seus próprios atos? Recordo que durante meus recentes anos de faculdade sofria a maior pressão por não concordar com a maioria dos colegas que queriam me convencer que eu não era um universitário “puro-sangue” porque não proclamava meu ódio pelos meus governantes. Eu tenho esse grande “defeito”: eu tento resolver meus problemas sem procurar pôr a culpa nos outros. Talvez seja por isso que tenho casa, carro e independência financeira enquanto a maioria das pessoas que passam muito tempo protestando ainda não alcançaram esses objetivos. Modéstia à parte alcancei por mérito e esforço próprio. Não tive apadrinhamento ou ajuda de político nenhum para me efetivar no serviço público. Sou bem grandinho pra ceder pra agradar aos outros e tenho convicção que se Sarney tivesse nascido num país mais desenvolvido e menos colonial seria considerado uma sumidade como o grande Patriarca que é, assim como foi o Joseph Kennedy, patriarca da família Kennedy. Mas aqui querem crucificar o político mais longevo, e assim o é por conta de sua extrema competência, por ser escolhido novamente para a presidência do Senado Federal. Sejamos coerentes, ele está lá por ser o mais preparado de todos para presidir aquela casa. Sarney é político com P maiúsculo e até os adversários reconhecem o que é irrefutável. Há um adágio popular que diz que “quem desdenha quer comprar”. Não vejo outra razão para falarem tanto dos Sarneys. Despeito é a palavra que me vem à mente. José Sarney é um orgulho para o nosso Estado. Não concordam? Respeitem minha opinião.
            Vou ficando por aqui por enquanto até que em breve caia uma grande chuva no estado e apareça mais alguns intelectuais que abram a boca e digam: “Que temporal, a culpa é da governadora”. Tudo é culpa dos Sarneys, não é? Não, não é não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário